28/05/2023 às 09h27min - Atualizada em 28/05/2023 às 09h27min

Ciência descobre efeito inesperado de refrigerante em homens

Os pesquisadores se basearam em testes em animais para realizar o estudo

Da Redação
msn.com
FOTO: msn.com

INTERNACIONAL - Um estudo feito por pesquisadores chineses com o objetivo determinar o impacto que os refrigerantes têm na fertilidade descobriu um efeito colateral que pode prejudicar os homens.

Os pesquisadores se basearam em testes em animais para realizar o estudo. Ao observar camundongos machos, eles perceberam que esse tipo de bebida gaseificada pode aumentar os níveis de testosterona, levando a um amento no tamanho dos testículos.

A pesquisa, publicada na revista Acta Endocrinol, testou os efeitos das bebidas gaseificadas em mais de 100 camundongos por 15 dias.

Os animais foram divididos em grupos, sendo alguns mantidos em gaiolas com Coca-Cola e outros com Pepsi, variando em diferentes concentrações.

Um grupo de camundongos, do grupo de controle, recebeu apenas água pura. A pesquisa constatou que a massa dos testículos nos grupos que consumiram Coca-Cola e altas concentrações de Pepsi era significativamente maior em comparação ao grupo de controle.

Além disso, os camundongos que receberam Coca-Cola pura e Pepsi também apresentaram níveis mais altos de hormônio masculino em relação ao grupo de controle. Os pesquisadores concluíram que uma alta dose de Pepsi ou Coca-Cola pode promover o crescimento e desenvolvimento dos testículos.

No entanto, os efeitos a longo prazo dessas bebidas na massa testicular e na produção de testosterona ainda não estão claros e requerem estudos adicionais para uma compreensão mais abrangente.

Efeitos negativos dos refrigerantes

Além desses, mais efeitos negativos têm ligação com essas bebidas gaseificadas. Especialistas ressaltam que o consumo excessivo dessas bebidas pode acarretar em um maior risco de diversas doenças crônicas, incluindo obesidade, diabetes e câncer.

Estudos anteriores também indicam um impacto negativo na fertilidade feminina. Em experimentos realizados com camundongos, constatou-se que o consumo de refrigerantes resulta na redução do tamanho dos ovários.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://efatonoticia.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Seja nosso anunciante? fale conosco pelo Whatsapp