29/05/2023 às 16h25min - Atualizada em 29/05/2023 às 16h25min

Brasil ainda está longe de cumprir metas nacionais do plano atual na educação básica

A comissão de educação do senado discutiu o assunto nesta segunda-feira.

Floriano Filho.
Da Rádio Senado
FOTO: Da Rádio Senado

BRASIL - O novo Plano Nacional de Educação definirá metas e estratégias para o período de 2024 a 2034. A Comissão de Educação do Senado fez uma avaliação do programa atual e discutiu as prioridades do novo PNE para a educação infantil e os ensinos fundamental e médio. A audiência pública faz parte de um ciclo de debates sobre estratégias e diretrizes sugerido pelo presidente da Comissão, senador Flávio Arns, do PSB do Paraná. O representante do Ministério da Saúde, Alexsander Moreira, detalhou as mais de 40 metas a serem cumpridas até 2024. Mais de 95% delas ainda não foram atingidas. Alexsander disse que uma das grandes dificuldades tem sido a alfabetização infantil e fez um apelo por uma articulação entre governadores e prefeitos.  

União, Estados e Municípios na construção, na busca do atingimento das metas do plano e principalmente no monitoramento e avaliação dos planos de educação. 

Natanael José da Silva, vice-presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação em Pernambuco, afirmou que o PNE serviu de inspiração para planos municipais, mas confirmou as dificuldades de coordenação e gestão para o atingimento das metas estabelecidas nos estados. 

Nós temos hoje em 2023 pouco avanço. Um avanço tímido em algumas metas e, em outras, nem avanço nos tivemos, considerando a expectativa da sociedade. Em particular daqueles que se mobilizaram para construção do Plano Nacional de Educação. 

O senador Flávio Arns prometeu engajar a Comissão de Educação do Senado em diálogos mais próximos com representantes educacionais de todo o país. 

A Comissão de Educação do Senado fará também um trabalho de colaboração para que assembléias estaduais, câmaras municipais participem desse debate. O importante é sempre fazermos juntos. O entusiasmo tem que ser coletivo. 

Outras metas do PNE atual incluem a universalização do atendimento escolar e a superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da cidadania.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://efatonoticia.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Seja nosso anunciante? fale conosco pelo Whatsapp