11/05/2023 às 09h09min - Atualizada em 11/05/2023 às 09h09min

UEA reúne especialistas no 1º Congresso Internacional de Teatro | É Fato Notícia

Evento marca os 13 anos do curso de Teatro e acontece entre os dias 9 e 20 de maio

Da Redação
agenciaamazonas.am.gov.br
agenciaamazonas.am.gov.br

AMAZONAS - Em comemoração aos 13 anos do curso de Teatro, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) iniciou, nesta terça-feira (9/05), o 1º Congresso Internacional de Teatro do Amazonas (Cita) com o tema “Pedagogias, saberes e decolonialidades”. O evento segue até o dia 20 de maio, na Escola Superior de Artes e Turismo (Esat), localizada na avenida Leonardo Malcher, 1.728, Praça 14 de Janeiro, e no Centro de Estudos Superiores de Parintins (Cesp) (distante 369 quilômetros de Manaus).
 

O congresso conta com a participação de convidados da França, Estados Unidos, Argentina, Equador e de várias partes do Brasil. O Cita marca o início de um movimento muito importante, já que é a primeira vez que um evento desse porte, sobre teatro, acontece na região Norte.
 

Para a coordenadora do curso de Teatro, Prof.ª Dra. Vanja Poty, é uma alegria poder realizar o congresso. “Estou muito contente com a organização do evento. Foi lindo demais. Espero que este seja o primeiro de muitos congressos internacionais de teatro no Amazonas. Acho que é importante lembrar que somos representados por um teatro e que essa valorização vem do curso, dos estudantes, dos professores, dos pesquisadores e dos artistas da cidade que lutaram muito para que o curso acontecesse”, ressaltou.
 

O professor de Teatro da Esat/UEA Taciano Soares, que está à frente da programação acadêmica de Manaus e Parintins, falou sobre a importância da realização do congresso. “É crucial que possamos colocar Manaus, mas também toda a região Norte, no centro da discussão sobre pesquisa em teatro. Nosso congresso não é apenas acadêmico, mas também artístico.”
 

Segundo ele, além das palestras, mesas e comunicações, haverá espetáculos diários de artistas locais, estudantes e artistas de outras partes do Brasil e do exterior. “Um grupo de 13 alunos do Equador, por exemplo, veio para se apresentar. Estamos esperando que seja uma experiência incrível para todos”, disse Taciano.
 

A expectativa do evento é de muita aprendizagem para a comunidade acadêmica da UEA. Na opinião da aluna do curso de Teatro Ananda Guimarães, o evento é importante para a troca de diálogos e experiências.
 

“Acredito que este evento ajudará a engajar os acadêmicos nas pesquisas e na valorização do congresso de nível internacional. A dinâmica e o respeito que estão demonstrando aos alunos e professores convidados são grandiosos. Sinto que é o nosso momento de mostrarmos nossa potência e de conversar na horizontalidade, de pesquisador para pesquisador, e estarmos dispostos a aprender com quem vem. Assim como eles estarão dispostos a aprender conosco.”, pontuou a aluna.
 

Sobre o Cita
 

O Cita é organizado pelos coletivos artísticos Nupramta, Ateliê 23 e Souffle de Bodó Company. Tem apoio do Governo do Amazonas, por meio da UEA, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC).

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://efatonoticia.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Seja nosso anunciante? fale conosco pelo Whatsapp