11/05/2023 às 09h24min - Atualizada em 11/05/2023 às 09h24min

No dia do guia de turismo, Amazonastur destaca a importância do profissional no setor | É Fato Notícia

O Amazonas tem 493 guias regularizados, trabalhando para oferecer ao turista uma experiência inesquecível

Da Redação
agenciaamazonas.am.gov.br
agenciaamazonas.am.gov.br

AMAZONAS - Conduzir turistas durante as viagens, auxiliar na montagem do roteiro e organizar atividades que serão realizadas durante a visita na cidade escolhida são algumas funções do guia de turismo. Neste Dia do Guia de Turismo (10/05), a Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur) destaca a importância do profissional que fortalece o setor no estado.
 

Para ser um profissional habilitado, o guia precisa ter formação técnica e estar devidamente regularizado pelo Sistema de Cadastro de Pessoas Físicas e Jurídicas do Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur). Atualmente, o Amazonas tem 493 profissionais guias de turismo regional cadastrados.
 

A Amazonastur é o órgão delegado do Ministério do Turismo para o ordenamento dos prestadores de serviços turísticos. O presidente da Amazonastur, Gustavo Sampaio, parabenizou os profissionais que movimentam o turismo e reforçou o compromisso com a qualificação profissional.
 

“Os guias são anfitriões do turismo, aqueles que conquistam, verdadeiramente, os nossos turistas. Munidos de muito conhecimento, eles encantam os visitantes e são parte essencial no desenvolvimento econômico do setor. Neste dia do guia de turismo, presto todas as homenagens a esses profissionais”, destacou Sampaio.
 

Paixão pelo turismo
 

Para a guia de turismo, Márcia Rebeca, trabalhar nesta função é a realização de um sonho. Ela relata que o incentivo para a profissão veio de amigos e familiares.
 

“Ser guia é uma forma de poder passar um pouco de tudo que eu vivencio, mostrar os encantos, as curiosidades e o dia a dia da nossa vida. Fazer com que essas pessoas sintam também esse carinho, esse amor que a gente tem pelo nosso estado e pelas belezas que a gente tem aqui. Então, ser guia é ser alguém que vai conectar o viajante, verdadeiramente, o turista com a nossa terra”, comentou a guia.
 

Márcia é uma das 94 pessoas formadas, em março deste ano, pela Amazonastur no curso de Guia de Turismo, promovido em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).
 

Para a diretora do departamento de programas e capacitação da Amazonastur, Sibelle Silva, investir em qualificação é o caminho para crescimento e profissionalização do setor no Amazonas.
 

“É o nosso objetivo, qualificar o profissional como técnico para atuar na condução de turistas, sendo profissional com Cadastur regularizado e certificação”, finalizou Sibelle.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://efatonoticia.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Seja nosso anunciante? fale conosco pelo Whatsapp