AMAZONAS - A sugestão apresentada pela direção do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas (SJP/AM) para encaminhar a Moção em Apoio à Proposta de Emenda Constitucional nº 206/12, a PEC do Diploma, que restabelece o retorno a exigência do diploma com formação em instituição de ensino superior para o exercício da profissão de jornalista no país, foi entregue em mãos pelo presidente do SJPA Wilson Reis.
"É importante que a Assembleia Legislativa no Estado do Amazonas (ALEAM) e a Câmara Municipal de Manaus (CMM) possam apoiar a iniciativa da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e os 31 Sindicatos no país para aprovação da PEC. Os jornalistas amazonenses e manauaras esperam contar com a manifestação das Casas Legislativas e, com isso, fortalecer a mobilização de profissionais, estudantes, professores e entidades na obtenção dos votos necessários para votação em plenário", afirma o presidente do SJP/AM, Wilson Reis.
Os apoios à causa dos jornalistas brasileiros estão surgindo em todo o país. No Amazonas, a bancada formada por oito parlamentares que representam o estado, cinco já declararam os votos de apoio. "Nosso objetivo é conseguir sensibilizar os três últimos deputados - Silas Câmara, Capitão Alberto e Fausto Júnior - a se manifestarem favoráveis nessa luta em defesa do jornalismo e jornalista”.
De acordo com o assessor de gabinete do deputado Mário César, jornalista Miguel de Oliveira, a missão agora é coletar as assinaturas dos deputados (as) e requerer à Mesa Diretora da ALEAM, na forma regimental, a tramitação do requerimento para votação da Moção em apoio à aprovação da PEC do Diploma que ocorrerá na Câmara dos Deputados, em Brasília.