06/10/2023 às 14h30min - Atualizada em 06/10/2023 às 14h30min

Conquista: UEA aprova cinco novos cursos de pós-graduação junto à Capes

A partir das aprovações, a UEA torna-se a primeira instituição estadual da região Norte com maior oferta de cursos de pós-graduação

Da Redação
A UEA torna-se a primeira instituição estadual da região Norte com maior oferta de cursos de pós-graduação

AMAZONAS - Cinco novos cursos de pós-graduação da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) foram aprovados pelo Conselho Técnico Científico da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CTC/Capes) na última Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN). Os novos doutorados e mestrados simbolizam um avanço significativo para a educação na região Amazônica, uma vez que, por meio das aprovações, a instituição ampliará, em 30%, a oferta de cursos no âmbito da pós-graduação. 

Com previsão de lançamento dos editais a partir de 2024, a UEA contará com os seguintes cursos de pós-graduação: doutorado em Letras e Artes, doutorado em Direito Ambiental, mestrado em Música, mestrado em Engenharia Elétrica e mestrado acadêmico em Geografia. 

A UEA torna-se a primeira instituição estadual da região Norte com maior oferta de cursos de pós-graduação. O processo de submissão das propostas à Capes foi acompanhado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp/UEA). 

O reitor da universidade, Prof. Dr. André Zogahib, afirma que o resultado é um marco extremamente positivo para a UEA. “Recebemos essa novidade com muita alegria porque mostra que estamos no caminho certo. Pela primeira vez, conseguimos aprovar cinco cursos em uma única APCN, e isso só foi possível graças ao esforço conjunto. Meus parabéns a todos”, disse o reitor. 

Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Prof. Dr. Roberto Mubarac, diversas unidades acadêmicas da universidade tiveram cursos aprovados. “Estamos corrigindo uma assimetria histórica, possibilitando que diferentes áreas possam avançar. Isso é muito importante, pois a pós-graduação faz toda a diferença no desenvolvimento de tecnologias, principalmente nesse momento que a Amazônia é um ponto central nessa discussão”, completou o pró-reitor. 

Pesquisa fortalecida na região 

O Programa de Pós-graduação em Letras e Artes (PPGLA/UEA) passará a contar com o curso de doutorado. O PPGLA, coordenado pelo Prof. Dr. Alisson Leão, tem como área de concentração a interpretação da obra artístico-literária, dividida em três linhas de pesquisa que preveem o estudo e o fomento da produção criativa. 

Pioneiro no Amazonas, o mestrado profissional em Música contribuirá, diretamente, na formação de músicos do estado, incluindo professores do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro. O curso conta com as linhas de performance musical e a linha de pedagogia, abrangendo, ainda, a regência. O curso é coordenado pela Prof.ª Dra. Duany Parpinelli. 

Com o objetivo de atender a uma demanda histórica, o mestrado acadêmico em Geografia foi criado com três linhas de pesquisa e área de concentração voltada para a investigação científica e reflexão crítica acerca do espaço, natureza e ensino na Geografia. O programa é coordenado pelo Prof. Dr. Julien Marius Thévenin. 

O primeiro mestrado em Engenharia Elétrica do Amazonas terá como área de atuação os sistemas embarcados, em duas linhas de pesquisa: sistemas de controle inteligente e inteligência artificial. O curso, coordenado pelo Prof. Dr. Israel Gondrés Torné, pretende impactar, positivamente, no fortalecimento do Polo Industrial de Manaus (PIM). 

O curso de doutorado do Programa de Pós-graduação em Direito Ambiental (PPGDA/UEA) será o primeiro da Amazônia Ocidental. O programa, coordenado pelo Prof. Dr. Erivaldo Cavalcanti, atua na discussão e no debate de conteúdos temáticos, compreendendo o Direito como instrumento de comunicação e de transformação social.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://efatonoticia.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Seja nosso anunciante? fale conosco pelo Whatsapp