23/10/2023 às 10h48min - Atualizada em 23/10/2023 às 10h48min

UEA e Ufam sediam 41ª Reunião da Associação de Pós-graduação e Pesquisa em Educação

Programação acontece entre os dias 22 e 27 de outubro

Da Redação
Éfato Notícia
Foto: UEA

AMAZONAS - Com o tema “Educação e Equidade: Bases para Amar-zonizar o país”, a programação da 41ª Reunião da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) teve início neste domingo (22/10). O evento, que segue até o dia 27 de outubro, conta com organização da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Universidade Federal do Amazonas (Ufam). A cerimônia de abertura foi realizada no auditório Eulálio Chaves, da Ufam, e contou com a participação da vice-reitora da UEA, Prof.ª Dra. Kátia Couceiro. 

Considerado o maior evento científico na área da pesquisa e educação do país, a reunião acontece em Manaus por meio da colaboração entre os Programas de Pós-graduação em Educação da UEA e Ufam. Inspirado nesse esforço coletivo, surgiu o tema geral do evento. A programação conta com apresentação de trabalhos, oficinas, painéis temáticos, colóquios, conferências, entre outras atividades com pesquisadores de todas as regiões do país e convidados internacionais. 

Representando o reitor André Zogahib, a vice-reitora da UEA, Prof.ª Dra. Kátia Couceiro, destacou a importância de se discutir o fortalecimento da educação e da ciência, especialmente na região Norte. 

“A 41ª reunião da ANPEd já é um sucesso. É muito importante a presença de todos aqui neste evento, em nossa cidade. Quero parabenizar todos, especialmente os membros da coordenação local, e dizer que a UEA está sempre de portas abertas para apoiar iniciativas como essa, tão fundamentais para o avanço da educação no país”, pontuou. 

A mesa de abertura contou com presença de pesquisadores e intelectuais indígenas a partir do tema “Caminhos para Amar-zonizar o Brasil: povos indígenas e educação”. Com mediação da representante da coordenação do PPGED/UEA, Prof.ª Dra. Célia Bettiol, participaram da conversa Alva Rosa Tukano, Ytanaje Cardoso Munduruku e Samela Sateré-Mawé. 

“O fato de estarmos sediando este evento, junto à Ufam, é muito importante para darmos visibilidade à nossa instituição e aos nossos programas de pós-graduação. É algo muito significativo, pois marcamos nosso lugar no âmbito da ANPEd”, completou a Prof.ª Dra. Célia Bettiol. 

Sobre a ANPEd 

A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação é uma entidade sem fins lucrativos que congrega programas de pós-graduação stricto sensu em educação, professores e estudantes vinculados a estes programas e demais pesquisadores da área. Tem como objetivo o desenvolvimento da ciência, da educação e da cultura, dentro dos princípios da participação democrática, da liberdade e da justiça social.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://efatonoticia.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Seja nosso anunciante? fale conosco pelo Whatsapp