BRASIL - De acordo com a deputada federal Júlia Zanatta (PL-SC), o projeto de lei que regulamenta as redes sociais pode ser colocado em votação ainda esta semana na Câmara dos Deputados.
Um dos motivos para tirar o Projeto de Lei 2630/2020 da gaveta é o ataque recente feito contra a conta no X, antigo Twitter, da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja.
Segundo Zanatta, há rumores nos corredores do Congresso Nacional para aprovar o texto que visa instituir a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet.
– Está havendo uma articulação para que ele volte com tudo, utilizando como pretexto o hackeamento do X da Janja. Governistas podem desmembrar e votar no apagar das luzes para que passe despercebido – escreveu a deputada no Instagram.
E continuou:
– Estaremos atentos e presentes no plenário até o fim para barrar essas investidas autoritárias.
BRASILEIROS REJEITAM REGULAMENTAÇÃO DAS REDES
Uma enquete publicada no site da Câmara dos Deputados desde meados de maio questionava a população brasileira sobre o PL 2630/2020, o PL da Censura.
Mais de 23,3 mil pessoas responderam que discordam totalmente do texto (70%), outros 1,8 mil discordam na maior parte (5%), outros 1,3 mil (4%) concordam na maior parte e 6,5 mil (21%) concordam totalmente com o texto.
O projeto seria votado no começo de maio, mas diante da possibilidade de rejeição, o relator, deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP), pediu a retirada da pauta.