15/05/2023 às 16h17min - Atualizada em 15/05/2023 às 16h17min

CCJ pode votar plebiscito sobre criação do estado de Tapajós | Portal É Fato Notícia

Proposta de plebiscito nesse sentido pode ser votada nesta quarta-feira na comissão de constituição e justiça.

Da Redação
Da Rádio Senado
Da Rádio Senado

BRASIL - 23 municípios do oeste paraense formariam o novo estado do Tapajós: Alenquer, Almeirim, Aveiro, Belterra, Brasil Novo, Curuá, Faro, Itaituba, Jacareacanga, Juruti, Medicilândia, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Novo Progresso, Óbidos, Oriximiná, Placas, Prainha, Rurópolis, Santarém, Terra Santa, Trairão e Uruará. O senador Jader Barbalho, do MDB do Pará, lembrou que um plebiscito em 2011 ouviu toda a população paraense sobre a criação de dois novos estados, Tapajós e Carajás. 

O Senado já apreciou esta matéria, e, em 2011, depois de um amplo debate, ocorreu um plebiscito, e dois terços da população do meu estado, inclusive da população residente naquela região, rejeitaram. 

O não prevaleceu, mas em cidades como Santarém o sim ultrapassou os 90%, como destacou o senador Plínio Valério, do PSDB do Amazonas, que defende a nova consulta. 

Que uma coisa fique bem clara: o que nós vamos decidir aqui é o direito ao plebiscito, a um plebiscito por parte de moradores, de paraenses que querem esse plebiscito. O relatório, em nenhum momento fala, concorda, com a separação, com o Estado de Tapajós, mas com o direito que eles têm à realização de um plebiscito. 

O senador Hamilton Mourão, do Republicanos do Rio Grande do Sul, criticou a atual divisão territorial do Brasil, com estados gigantescos. Mas não considera o momento adequado para a criação de um novo estado. 

Mas é um custo muito grande hoje para dividir um estado. Só imagine: são mais três Senadores, mais não sei quantos Deputados, uma Assembleia Legislativa, polícia militar. O país tem condições de arcar com esse custo hoje? 

Já a senadora Professora Dorinha Seabra, do União Brasil do Tocantins, destacou que seu estado nasceu da divisão de Goiás e que ela sabe o que isso representa para o território emancipado. 

Sou de eum estado que nasceu da divisão. Sou do Tocantins e eu sei o quanto significou pro meu estado a divisão com o estado de Goiás. 

Uma vez aprovado pelo Senado e pela Câmara, o plebiscito ocorreria na eleição seguinte, seja ela geral ou municipal.

 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://efatonoticia.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Seja nosso anunciante? fale conosco pelo Whatsapp