26/05/2023 às 16h34min - Atualizada em 26/05/2023 às 16h34min

O almoço de Lula e Alexandre de Moraes

Presidente e ministro do STF tiveram encontro fora da agenda oficial

Da Redação
revistaoeste.com
FOTO: Reprodução /Internet

BRASIL - O presidente Lula e Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), almoçaram na quarta-feira 24 no Palácio do Planalto para a acertar a escolha dos novos ministros do TSE, informou nesta sexta-feira, 26, a coluna de Malu Gaspar, no jornal O Globo. 

Segundo a colunista, há semanas Moraes pretendia marcar um encontro com Lula, mas o presidente se esquivava. O ministro passou a se queixar junto a interlocutores do Planalto e do Judiciário que o presidente não o atendia. 

No casamento do filho do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Luís Felipe Salomão, no último dia 13, Moraes disse que tentava uma conversa com Lula havia dois meses, de acordo com a colunista. Com mais esse recado recebido, o petista aceitou receber o poderoso ministro do STF, mas impôs uma condição: não falar sobre a vaga a ser preenchida no Supremo pela aposentadoria de Ricardo Lewandowski, no início de abril. 

Lula pretende nomear seu próprio advogado, Cristiano Zanin. Moraes, no entanto, tem outra indicação: o ministro Salomão, do STJ. Como deve contrariar Moraes em relação à vaga no STF, o presidente fez uma deferência ao ministro responsável pelos inquéritos das fake news, das “milícias digitais” e dos atos de 8 de janeiro, nomeando seus dois indicados para o TSE. 

Os dois indicados de Moraes, nomeados na última quarta-feira, são Floriano de Azevedo Marques e André Ramos, ambos advogados e professores da Universidade de São Paulo, onde Moraes também leciona. Com a escolha dos favoritos de Moraes, o presidente preteriu as duas mulheres indicadas pelas ministras Cármen Lúcia e Rosa Weber.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://efatonoticia.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Seja nosso anunciante? fale conosco pelo Whatsapp