01/06/2023 às 09h28min - Atualizada em 01/06/2023 às 09h28min

Saiba quem é Padre Airton Freire, da Fundação Terra, investigado por envolvimento em crime de estupro em Pernambuco

Sacerdote conhecido por trabalhos sociais realizados por meio da organização não governamental foi denunciado por uma mulher que acusa ele de participar do crime dentro de uma propriedade da Fundação.

Por G1
Padre Airton Freire, da Fundação Terra, foi internado em Caruaru — Foto: Arquivo pessoal

Polícia - Após ser denunciado por suposto envolvimento em um crime de estupro, o padre Airton Freire, de 66 anos, criador da Fundação Terra, foi afastado das atividades religiosas após decreto da Diocese de Pesqueira. Ainda recém-ordenado, o padre criou a Fundação Terra.

Com sede em Arcoverde, no Sertão, a organização não governamental, que carrega a identidade do padre, ficou conhecida pelos trabalhos sociais realizados com milhares de famílias em Pernambuco e no Ceará.

O padre tem cinco irmãos e desde antes de se ordenar sacerdote se dedicava a trabalhos sociais. Autor de cerca de 100 livros e diversos discos de músicas, padre Airton Freire está proibido de exercer as funções sacerdotais após ser suspenso por meio do documento assinado pelo bispo Dom José Luiz Ferreira Salles.

Após as acusações, a Fundação Terra disse, por meio de nota, que o padre "se sente injustiçado por denúncias de atos ilícitos que jamais cometeu, movidas por interesses que ainda não estão claros".

Trabalho da Fundação Terra

Criada em 1984 pelo padre Airton Freire, a Fundação Terra é uma organização não governamental fundada em Arcoverde, no Sertão de Pernambuco, a cerca de 250 quilômetros do Recife. Inicialmente, o projeto teve início no formato de uma pequena escola, em uma comunidade conhecida como Rua do Lixo, e tinha como objetivo ajudar bebês e crianças que eram levados pelos pais para catar comida no lixão.

No espaço ainda funciona a escola, que na última quarta-feira (31), mesmo após as denúncias, recebeu os alunos para cumprir o dia letivo. Além da educação, a Fundação tem por objetivo oferecer também alimento para pessoas em situação de vulnerabilidade social e serviços gratuitos de saúde para as crianças e as famílias.

Denúncia de estupro

A personal stylist Silvia Tavares de Souza denuncia o padre Airton Freire de ter participado de um estupro em agosto de 2022 em propriedade da Fundação Terra. O crime de estupro, segundo a mulher, foi praticado a mando do padre, por um motorista dele, chamado Jailson Leonardo da Silva, de 46 anos.

Sílvia Tavares disse que frequentava retiros espirituais organizados pelo padre desde 2019, na Fazenda Malhada, em Arcoverde, no Sertão do estado, e que participou de, pelo menos, 25 desses eventos religiosos. Os dois teriam se conhecido quando ela buscou a ajuda dele para tratar uma depressão.

O caso corre em segredo de Justiça e é investigado pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e pela Polícia Civil, que receberam a denúncia em novembro e dezembro de 2022, respectivamente.

Silvia contou que, durante um retiro, foi chamada pelo padre para ir a uma pequena casa isolada, a que a mulher se refere como “casinha”, onde ficavam os aposentos do padre. Foi nesse dia, 18 de agosto de 2022, que o estupro aconteceu, segundo Sílvia Tavares

Na “casinha”, o padre teria pedido que ela fizesse uma massagem nele e mandado outro homem, o motorista, estuprá-la enquanto ele assistia e se masturbava, ainda de acordo com a mulher.

O que diz o padre Airton Freire

O padre diz que não são verdadeiras as alegações dirigidas a ele e lamenta "ter sido alvo de acusações infundadas e injustas e já constituiu advogados para exercer sua defesa". 

Na nota, o padre Airton diz também que considera "que o afastamento determinado pela Diocese de Pesqueira permitirá que as apurações transcorram com toda a tranquilidade necessária para que se apure a verdade sobre os fatos".


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://efatonoticia.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Seja nosso anunciante? fale conosco pelo Whatsapp