04/06/2023 às 16h19min - Atualizada em 04/06/2023 às 16h19min

Três astronautas chineses retornam à Terra após missão de ‘sucesso absoluto’

Na semana passada, a China enviou três novos astronautas para a estação espacial do país. Trio que retornou para a Terra neste domingo (4) passou seis meses no espaço.

Por RFI
Astronauta acena após deixar cápsula que aterrissou na China — Foto: STR / AFP

Tecnologia - Três astronautas chineses retornaram em total segurança à Terra depois de uma missão a bordo da estação espacial chinesa descrita como um “sucesso absoluto”, informou a mídia estatal no domingo (4).

A cápsula cor de cobre da espaçonave Shenzhou-15 pousou no norte do país, na Mongólia Interior, de acordo com a agência de notícias China News.

Fei Junlong, Deng Qingming e Zhang Lu saíram da aeronave “em boas condições físicas”, informou a agência, chamando a missão de “sucesso absoluto”.

Imagens divulgadas pela mídia estatal mostraram médicos em macacões brancos envolvendo os astronautas em cobertores azuis.

O trio de taikonautas, como são chamados os astronautas na China, passou seis meses a bordo da estação espacial Tiangong, quando realizaram caminhadas espaciais e diversos experimentos.

 

Missão à Lua

Na semana passada, a China enviou três novos astronautas – incluindo o primeiro civil chinês em órbita – para a estação como parte da missão Shenzhou-16.

Pequim injetou bilhões de dólares em seus programas espaciais com o objetivo de alcançar os Estados Unidos e a Rússia.

O país espera enviar uma missão tripulada à Lua até 2030 e pretende construir uma base no local.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://efatonoticia.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Seja nosso anunciante? fale conosco pelo Whatsapp