28/02/2024 às 09h52min - Atualizada em 28/02/2024 às 09h52min

Fapeam divulga agenda de eventos científicos e tecnológicos do primeiro semestre

Um total de 36 eventos serão realizados na capital e no interior com apoio do Governo do Amazonas

Da Redação
Ag. Amazonas
Foto: Arquivo Fapeam

 

AMAZONAS - A população já pode conferir a programação de eventos científicos e tecnológicos apoiados pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), que acontecem no primeiro semestre de 2024. A lista completa traz 36 eventos e informações sobre nome e data, coordenadores, instituição executora, e está disponível em: https://www.fapeam.am.gov.br/programacao-de-eventos-cientificos-e-tecnologicos-apoiados-pela-fapeam-2/.

Os eventos distribuídos nas modalidades regional, nacional e internacional, sediados na capital e em municípios do interior Amazonas, contam com apoio do Programa de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev) e do Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação (POP CT&I), ambos da Fapeam.

Entre as atividades programadas para o mês de fevereiro está o “Encontro Nacional de Psicologia, Educação e Direitos Humanos na Amazônia”, que iniciou hoje (27/2). O evento amparado pelo Parev, edital n° 005/2023, ocorre no Setor Sul do campus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), localizado no bairro Coroado I.

O encontro visa promover um espaço para intercâmbio entre estudantes e pesquisadores, além da divulgação científica de pesquisas relacionadas à Amazônia em nível nacional com pesquisadores que dialogam com as temáticas referentes à Psicologia, Educação, Direitos Humanos e interseccionalidades.

Já no município de Tefé (distante a 523 quilômetros de Manaus) está sendo realizado o V Fórum Virtual das Pensadoras – Feminismos e Mulheres: Pautas para a Reconstrução do Brasil”, no Centro de Estudos Superiores da Universidade Estado do Amazonas (UEA). O evento que também iniciou hoje (27/2) segue até amanhã (28/2), e ocorre em formato virtual, abordando de forma didática os diferentes contextos em que se apresentam as desigualdades de gênero na ciência.

Sobre o Parev

O Parev apoia a realização de eventos regionais, nacionais e internacionais, nas modalidades presencial, virtual ou híbrida, sediados no estado do Amazonas, relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), tais como: congressos, simpósios, workshops, seminários, ciclo de palestras, conferências e oficinas de trabalho, visando divulgar resultados de pesquisas científicas e contribuir para a promoção do intercâmbio científico e tecnológico.

Sobre o POP CT&I

Apoia a realização de eventos de Popularização da Ciência, prioritariamente no interior do estado do Amazonas, por meio do financiamento da produção e distribuição de materiais educativos para democratizar a produção do conhecimento em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), e visa fortalecer a Semana Estadual de Ciência e Tecnologia e a Política Pública de CT&I do Amazonas.

Investimentos

Popularizar a ciência é uma das linhas de ação da Fapeam. Os investimentos em eventos científicos em 2023 ultrapassaram a marca dos R$ 4 milhões e impactaram na realização de quase 100 eventos realizados na capital e no interior, em níveis regional, nacional e internacional, sob a coordenação de pesquisadores vinculados a instituições de ensino e pesquisa do estado.

Entre os programas que apoiam a popularização e a difusão da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), uma das linhas de atuação da Fapeam, estão o POP CT&I e o Parev. Essas ações contribuem para melhorar o acesso da sociedade ao conhecimento, às tecnologias e seus benefícios, por meio da realização e participação em eventos, além da produção e distribuição de materiais relacionados à CT&I.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://efatonoticia.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Seja nosso anunciante? fale conosco pelo Whatsapp