20/06/2023 às 12h54min - Atualizada em 20/06/2023 às 12h54min

Morre Paulo Debétio, compositor de Nuvem de Lágrimas e Tieta

Nascido na cidade de Poção, em Pernambuco, Debétio começou a carreira artística na década de 1970, em festivais da canção. Em 1976, a cantora Alcione incluiu a música Retalhos

Da Redação
correiobraziliense.com.br
FOTO: correiobraziliense.com.br

BRASIL - Morreu nesta segunda-feira, 19 de junho, o cantor e compositor pernambucano Paulo Debétio, aos 77 anos. Ele estava internado em uma unidade hospitalar no Rio de Janeiro. Ao jornal O Dia, o filho do compositor, João Paulo Debétio, disse que o pai estava com falta de ar e, ao ser internado, no último domingo, 18, foi entubado pela equipe médica que o atendeu. 

Nascido na cidade de Poção, em Pernambuco, Debétio começou a carreira artística na década de 1970, em festivais da canção. Em 1976, a cantora Alcione incluiu a música Retalhos, composta com Paulinho Rezende, parceiro mais frequente de Debétio, no disco que lançou naquele ano. A cantora ainda o gravaria outras vezes.

O grande sucesso de Debétio, porém, ocorreu com o samba Pelo Amor de Deus, também parceria com Rezende, apresentada por Emílio Santiago no concurso Rede Globo MPB Shell, em 1982.

Ao longo da carreira, Debétio foi gravado por nomes como Elba Ramalho, Leci Brandão, Amelinha e Selma Reis.

Em 1989, a cantora Fafá de Belém gravou a canção Nuvem de Lágrimas, parceria de Debétio com Rezende no álbum Fafá. A cantora dividiu a faixa com a dupla sertaneja Chitãozinho & Xororó.

Fafá foi duramente criticada por gravar uma composição em ritmo sertanejo, mas a canção entrou para a trilha sonora da novela Barriga de Aluguel e acabou por se tornar um dos maiores sucessos da carreira da cantora. Fafá também gravou outras canções de Debétio, entre elas, Doces Palavras.

No mesmo ano, Debétio emplacou mais um sucesso em novelas, a canção Tieta, lançada na voz de Luiz Caldas para a abertura da telenovela exibida pela TV Globo. A faixa é assinada por Debétio e Boni, então diretor geral da emissora.

Debétio será cremado nesta terça-feira, dia 20, no Cemitério da Penitência, na zona portuária do Rio de Janeiro.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://efatonoticia.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Seja nosso anunciante? fale conosco pelo Whatsapp