23/06/2023 às 14h10min - Atualizada em 23/06/2023 às 14h10min

Parintins: explosão de cores e expressões artísticas

O projeto teve início no ano passado com a pintura de 10 murais e ganhou ainda mais força nesta edição.

Da Redação
culturaamazonica.com.br
FOTO: Expedido Calixto e Eduardo Melo (Divulgação)

PARINTINS - Parintins está mais instagramável do que nunca. Certamente, o público local e os turistas que forem acompanhar o festival já podem conferir de perto a explosão de cores e expressões artísticas do projeto Galeria Parintins Cidade Aberta. A iniciativa transformou a cidade em um cenário irresistível para os usuários das redes sociais. Certamente, enaltece as manifestações da cultura parintinense, em uma projeto do Governo do Estado, em parceria com a Coca Cola Brasil.

O projeto teve início no ano passado com a pintura de 10 murais e ganhou ainda mais força nesta edição. Atualmente, com a adição de outros 11 novos espaços. Inegavelmente, os desenhos e cores harmoniosos contam histórias e representam a rica identidade cultural e artística de Parintins e de seus artistas.

Além do muralismo, a revitalização também chegou às esculturas em alto relevo em frente ao Bumbódromo, assim como, no letreiro de Parintins. Inegavelmente, a curadoria é do historiador e antropólogo Diego Omar, que também é professor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

“O Galeria Parintins Cidade Aberta é um projeto de democratização do acesso à arte, além de incentivar a geração de emprego e renda à classe artística local que não está diretamente envolvida no movimento dos bumbás”, disse o secretário de Cultura Marcos Apolo Muniz.

O projeto de 2023 retoma novos trabalhos com os artistas parintinenses da dupla Curumiz, Alziney Pereira e Kemerson Farias. Dessa forma, no ano passado, eles assinaram o mural “Vitória da Cultura Popular”, que cobre a fachada do Bumbódromo. Além disso, neste ano, uma nova obra da dupla ganha as ruas da cidade. Trata-se do mural “Coca Cola Brasil: juntos para refrescar o mundo e fazer a diferença”. Ademais, a proposta reafirma os laços e o compromisso da empresa com o desenvolvimento econômico do estado, a cultura e o povo amazonense. Segundo o diretor de Relações Governamentais da Coca-Cola Brasil, Victor Bicca:

“Estamos comprometidos em auxiliar o Amazonas a alcançar um desenvolvimento sustentável, e essa jornada inclui investimentos na cultura. O Festival Folclórico de Parintins desempenha um papel estratégico para o estado e, principalmente, para a comunidade local. Por esse motivo, temos sido patrocinadores oficiais do festival nos últimos 28 anos”, afirma.

Além de exaltar as expressões artísticas dos talentos locais, a Galeria Parintins Cidade Aberta quer despertar o interesse do público em utilizar as redes sociais como ferramenta de propagação da cultura local e das potencialidades do festival. Além disso, quem seguir o roteiro das artes e visitar os murais do projeto, pode utilizar as hashtags #parintinsinstagramavel e #galeriaparintins ao compartilhar nas redes sociais. Dessa forma, você contribui para divulgar e compartilhar a rica cultura local, promovendo a valorização dos talentos e expressões artísticas de Parintins.

Roteiro muralismo
1. Mural: Brasil futuro, ancestral

Artista: Pito Silva| Onde: Avenida Paraíba – Bumbódromo

2. Encontro das gentes (um Nordeste na Amazônia)

Equipe: Levi Gama, Rafa Pimentel Dayane Cruz e Thiago Castro| Onde: Avenida Nações Unidas, Centro de Parintins (Muro da Droga Mais)

3. A saga do artista

Equipe: Evanil Maciel e Grep| Onde: Rua Armando Prado, Centro de Parintins (Muro da Catedral)

4. Coca Cola Brasil: juntos para refrescar o mundo e fazer a diferença

Artistas: Alziney Pereira e Kemerson Farias| Onde: Avenida Paraíba (Muro da Câmara Municipal de Parintins), Centro de Parintins.

5. Homem e natureza na Amazônia

Equipe: Dennis Amoedo, Rodrigo Amoedo, Valéria Guimarães e Francevanildo Gomes| Onde: Avenida Nações Unidas, na esquina com Rua Paes de Andrade, Centro de Parintins (Muro da Escola Estadual Senador João Bosco)

6. Amazônia multicultural

Equipe: Miguel Carneiro, Kamy Yagami, Carlos Eduardo Cursino, Ane Gabriele, Afrânio Mendes e Karine Buenano| Onde: Rua Armando Prado, Centro de Parintins (Muro da Escola Pe. Jorge Frezzini)

7. Nós, caboclos, filhos da terra

Equipe: Andrew Viana, João Ferreira, Marcelo Mendes, Claudinei Silva, David Lima, Miguel Viana, Patrick de Lima Colares| Onde: Avenida Nações Unidas, Centro de Parintins (Muro da Amazonas Energia)

8. Viaja caboclo, viaja

Equipe: Dermison Salgado, Denison Rosa, Inácio Paiva e Rebeca Paulain| Onde: Avenida Paraíba próximo à Praça dos Bois – Lado Caprichoso (Muro da casa de Maria do Perpetuo Socorro Cid Ferreira)

9. Nós (da identidade) nas ruas

Equipe: Arley Fabrício (Anjo), Pito Silva, Nita Paes, Marcio Pires, Mag Lenilson, Nildo Silva, Felipe Melo, José Carlos, Wender Santos, Altimar Teixeira, Thiago Tavares e Hernando Serrão| Onde: Estrada Odovaldo Novo – Dejard Vieira (Muro da casa de Paulo Neto Carvalho e Erika Baranda)

10. Hixkaryana

Equipe: Josinaldo Mattos, Davi Matos, Joan Matos, Rogério Tavares, Débora Freire Matos e Ane Pires| Onde: Avenida Nações Unidas em frente à Escola Estadual Senador João Bosco (Muro da Unidade Prisional de Parintins)

11. Nossa festa, nosso ritmo

Equipe: Glaucivan Silva, Joison Viana, Cleberson Silva, Raimundo Ferreira e Zeildo Ramos| Onde: Avenida Nações Unidas, Centro de Parintins (Muro da TV Amazonas)


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://efatonoticia.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Seja nosso anunciante? fale conosco pelo Whatsapp