26/06/2023 às 21h54min - Atualizada em 26/06/2023 às 21h54min

Governador do Amazonas, Wilson Lima, visita Parintins e fiscaliza ações e bumbás para realização do Festival

Wilson Lima esteve na comunidade da Valéria onde fez a entrega da rampa e escadaria de acesso aos comunitários

Eldiney Alcântara
Reporter Parintins
Foto: Reprodução

PARINTINS - Na manhã desta segunda-feira, 26, faltando 4 dias para o festival, o governador do Amazonas Wilson Lima esteve em Parintins para vistoriar obras e ações da gestão estadual realizada no município para a realização do 56º Festival Folclórico de Parintins. Entre suas principais declarações, o executivo assegurou que “Garantido e Caprichoso estarão na arena”. A declaração se deve à últimos acontecimentos que puseram em risco a apresentação dos bumbás. 

É importante porque aquela é uma rota obrigatória dos navios com turistas que vem a Parintins. Nessa temporada 2023/2024 nós devemos receber algo em torno de 40 mil turistas. Então, é importante essa infraestrutura”, disse Wilson Lima destacando o apoio do governo nas ações de turismo em Parintins o ano todo.

No porto de Parintins, ele foi recepcionado pelos bumbás, prefeito de Parintins Bi Garcia, os presidentes dos bumbás Jender Lobato (Caprichoso) e Adson Silveira (Garantido), demais autoridades, imprensa e populares. Wilson destacou a importância do festival não só para o município, mas para todo o estado.

Esse vai ser um festival grandioso, um festival como nunca antes se viu aqui. Dessa brincadeira, dessa manifestação cultural dependem muitas famílias pra garantir o seu sustento. O festival, pra quem tá aqui em Parintins, significa renda, significa a possibilidade de ter um dinheirinho a mais pra poder sustentar a sua família. A maioria de quem mora aqui em Parintins espera esse momento pra poder ter uma renda extra”, explica o governador.

A comitiva do governador seguiu para a área onde será construído o projeto habitacional PROSAI/Parintins, obra em parceria com governo federal e apoio da Prefeitura de Parintins, que vai mudar e modernizar a infraestrutura de bairros como Santa Clara, Francesa, Santa Rita e Centro.

O governador também fez visita ao bumbódromo para acompanhar o andamento dos serviços de reforma do local com a inauguração dos painéis dos artistas Pito Silva e os Curuminz (Alziney Pereira e Kemerson Freitas).

Estamos valorizando os artistas aqui de Parintins. Só ali nós geramos algo em torno de 90 empregos diretos e indiretos, valorizando a mão de obra e o talento de quem mora aqui na ilha, fora as outras ações que a gente tem feito”, disse Lima.

Quebrando a agenda, o governador decidiu ir aos galpões e currais de Garantido e Caprichoso para acompanhar de perto a execução dos trabalhos e prometeu ajudar naquilo que for preciso para finalização dos projetos de arena.

 “No Garantido conversei com o pessoal, reuni com o Caprichoso pra gente resolver o que tem que ser resolvido, conversar o que tem que ser conversado e com a gente não vai ter dificuldade, quer dizer ter dificuldades a gente tem, mas a gente vai ter que superar as dificuldades, vai ter que enfrentar os problemas”, declara entusiasmado.

Enquanto eu for governador, enquanto eu for autoridade e enquanto eu tiver forças vou trabalhar e estar dedicado de corpo e alma pra que o Festival de Parintins esteja cada vez mais no topo nacional e internacionalmente. Isso daqui é a nossa sobrevivência, é a sobrevivência das nossas famílias, aqui é o fortalecimento da nossa identidade cultural e esse ano vai ter sim Festival e esse vai ser grandioso”, finalizou Wilson Lima.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://efatonoticia.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Seja nosso anunciante? fale conosco pelo Whatsapp