10/07/2023 às 17h27min - Atualizada em 10/07/2023 às 17h27min

65° Festival Folclórico do Amazonas Categoria Ouro abre com atração nacional Fulô de Mandacaru

A abertura será no dia 14 de julho, a partir das 20h, no Centro Cultural Povos da Amazônia (CCPA)

Da Redação
Ag. Amazonas
FOTO: Michael Dantas/Secretaria de Cultura e Economia Criativa/ Atração nacional (Divulgação)

MANAUS - Apresentações de grupos folclóricos, comidas típicas e a tradição cultural passada de geração para geração. O Festival Folclórico do Amazonas Categoria Ouro, chega a sua 65ª edição como um dos eventos culturais mais populares do estado, que terá início no dia 14 de julho, no Centro Cultural Povos da Amazônia, avenida Silves, Distrito Industrial, zona sul. A abertura da temporada temática será marcada pelo show da atração nacional, original de Pernambuco, Banda Fulô de Mandacaru. 

A programação da noite inicia às 20h com uma sequência de apresentações dos grupos campeões de 2022: Ciranda Rosas de Ouro; Quadrilha Alternativa Funk na Roça; Quadrilha Tradicional Caipira na Roça; Dança Nacional Café XV de Outubro; Dança Internacional Caxemira; Quadrilha Cômica As Poderosas na Roça. 

Encerrando a noite, a Banda Fulô de Mandacaru se apresenta entre 22h15 e 23h45, com o melhor do forró e suas várias vertentes, uma das características da banda com mais de 20 anos de formação, composta por Armandinho do Acordeon, Pingo Barros e Tiago Muriê. 

O festival

Promovido pelo Governo do Estado e coordenado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, o 65º Festival Folclórico do Amazonas é conhecido pelo resgate da tradição das danças coletivas, representando comunidades, bairros e instituições de ensino que assumem a responsabilidade de realizar grandes espetáculos pelo título de campeão do festival. 

Segundo o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, a categoria ouro do festival exalta a tradição e conta a história da cultura popular do Amazonas. 

“São dezenas de danças folclóricas, além do boi-bumbá que representam muito da identidade cultural do Amazonas. O festival traz manifestações artísticas com o pertencimento de uma comunidade, de um grupo social, uma escola e, assim, as gerações atuais dão continuidade a uma história, que se iniciou anos atrás e perdura até hoje, envolvendo o coletivo em torno da cultura e do folclore”, disse o secretário.

Programação

Do dia 15 a 29 de julho, o 65º Festival Folclórico do Amazonas contemplará 70 apresentações: 15 a 26 de julho, o Centro Cultural Povos da Amazônia recebe 64 grupos folclóricos, das mais diversas modalidades e, nos dias 28 e 29 de julho, os 06 bois-bumbás de Manaus, entre Master A e B, levam suas apresentações ao Sambódromo. 

Neste ano, o festival recebeu o repasse do Governo do Estado de mais de 20% em relação ao ano passado, destinado ao fomento das associações representativas dos grupos folclóricos e aos bois-bumbás de Manaus.

Além do aspecto cultural, o festival movimenta a cadeia produtiva da cultura. São costureiras, figurinistas, aderecistas, coreógrafos, músicos entre outras profissões recrutadas neste período. 

No Centro Cultural Povos da Amazônia, pequenos empreendedores locais também encontram no festejo uma oportunidade para reforçar a renda no espaço gastronômico e artesanal, aberto ao público, e com várias opções de comidas típicas e de entretenimento. 

Acompanhe a programação completa (dias e horários das apresentações) do 65º Festival Folclórico do Amazonas pelas redes sociais @culturadoam.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://efatonoticia.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Seja nosso anunciante? fale conosco pelo Whatsapp