12/03/2024 às 10h24min - Atualizada em 12/03/2024 às 10h24min

Senador diz que alguns ministros do STF “se deixam endeusar”

Plínio Valério defende mandato de oito anos para os ministros do STF

Da Redação
Pleno News
Senador Plínio Valério Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado


BRASIL - O senador Plínio Valério (PSDB-AM) disse em entrevista ao SBT News nesta segunda-feira (11) que alguns ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) “se deixam endeusar”. A crítica foi feita enquanto ele defendia a PEC que fixa mandato para ministros.

A PEC em discussão no Senado mantém que a escolha dos nomes para as vagas do STF sejam feitas pelo presidente da Republica, mas propõe um mandato de oito anos.

– O que a gente mudou e quer na PEC é fixar o mandato. Não será mais até 75 anos. Será mandato de oito anos na minha PEC. Mas a gente ouve muito falar aqui de 10, 12 – declarou.

Valério entende que é preciso que o mandato de um ministro do STF tenha “começo, meio e fim”, sem que seja “infinito” como é nos dias atuais, pois a regra é o escolhido ficar no mandato até completar 75 anos, precisando se aposentar.

– Alguns deles se deixam endeusar, achando que são intocáveis. Porque aos 75 já são inimputáveis, vão morar em Portugal, em Nova York. E eles saindo, não, com oito anos, vão entrar no mercado de novo, ter de ir a supermercado, aeroporto – defende o senador.

A proposta, porém, não terá efeito para esta formação atual do Supremo Tribunal Federal, como já adianta o parlamentar.

– A gente está livre dessa acusação de que é revanchismo. É bom que a população brasileira saiba. Aprovada, se tornando lei esta PEC, indo para a Constituição, não servirá para os ministros em questão, todos eles estarão até os 75 anos. Estamos trabalhando para as futuras gerações.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://efatonoticia.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Seja nosso anunciante? fale conosco pelo Whatsapp