01/06/2023 às 08h53min - Atualizada em 01/06/2023 às 08h53min

Boi Garantido recebe visita da imagem peregrina de Nossa Senhora do Carmo, padroeira de Parintins

O momento de recepção em honra a Nossa Senhora Carmo foram ofertado flores e donativos pelos diretores do Boi-Bumbá Garantido (@boigarantido)

Da Redação
culturaamazonica.com.br
Fotos: Marcondes Maciel

PARINTINS - O curral Lindolfo Monteverde (Cidade Garantido) recepcionou com muita fé e devoção na manhã desta quarta-feira, 31/05, a imagem peregrina da padroeira do município de Parintins, Nossa Senhora do Carmo. O cronograma de peregrinação para o ano de 2023 contempla tanto as instituições do município quanto as áreas de cunho culturais. Na ocasião foi recebido flores sintéticas e donativos para a barraca da Festa em honra a Nossa Senhora do Carmo.

O momento de recepção em honra a Nossa Senhora Carmo foram ofertado flores e donativos pelos diretores do Boi-Bumbá Garantido (@boigarantido). Ana Miranda e Adson Silveira, que representaram o presidente Antônio Andrade. Além disso, compareceram artistas do galpão de alegoria, artistas do galpão tribal indígena, colaboradores do Garantido e demais servidores. A princípio, a recepção contou com um momento de oração, reflexão e benção aos trabalhadores que estão nos preparativos para o 56° Festival Folclórico de Parintins.

Entre os artistas presentes, Gerlan Santos, artista alegórico, explica a importância desse momento para os trabalhadores do Boi Garantido.

“É gratificante receber a Nossa Senhora do Carmo, um momento onde estamos na batalha e precisamos de proteção para nos fortalecer todo dia. Independente da pessoa ser ou não religioso é uma benção coletiva e nós agradecemos por podermos receber a santa padroeira de Parintins”, explica o artista.

Ana Miranda, diretora financeira, explica a gratidão em receber a padroeira de Parintins no curral do Boi Garantido.

“O boi Garantido se honra por receber a padroeira em sua casa, uma emoção tremenda, ela veio nos abençoar, abençoar nosso galpão, nossos trabalhadores, novos funcionários. Para nós parintinense que temos uma devoção imensa é uma alegria e felicidade poder evidenciar as duas raízes principais de Parintins, que é a cultura e religião”, disse a diretora.

Para o pároco geral da igreja matriz, Dorival Nascimento, a celebração abraça a cultura e religiosidade entre os devotos e trabalhadores do Boi Garantido.

“A festa de Nossa Senhora do Carmo é sempre um marco histórico dentro do Festival de Parintins. Existem muitos devotos que trabalham no galpão e demais colaboradores, então, é sempre bom estreitar esses laços. Maria passa na frente e conduz o caminho. É sempre bom estarmos aqui com os trabalhadores, junto a diretoria do Boi Garantido acolhendo a todos nesse momento de devoção”, exalta o pároco.

Religião e cultura andam juntas

Segundo o coordenador do Conselho Paroquial e coordenador da peregrinação da igreja matriz, Adilson José dos Santos, o calendário de peregrinação, não somente revive o ato de devoção que antecipa a festa em honra a Nossa Senhora do Carmo. Ademais, exalta a fé e devoção dos trabalhadores da agremiação vermelha e branca.

“Parintins é um município onde a religião e a cultura andam sempre unidas, e o principal caráter da visitação da Santa padroeira é reviver e firmar a espiritualidade dos trabalhadores no local de trabalho. Maria nos dá a interseção da segurança do trabalho. Um dia de oração aos artistas, pintores, soldadores, a todo povo trabalhador que possa fazer suas orações pela sua família”, informa o coordenador.

A recepção em honra a padroeira de Parintins permanece no curral Lindolfo Monteverde (Cidade Garantido) até às 16h desta quarta-feira. Certamente, os devotos que desejam ofertar flores e donativos pode se dirigir até o curral ou na secretaria da paroquia de Nossa Senhora do Carmo.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://efatonoticia.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Seja nosso anunciante? fale conosco pelo Whatsapp