06/05/2023 às 10h34min - Atualizada em 06/05/2023 às 10h34min

Governo do Amazonas entrega placas de Energia Solar, as comunidades indígenas do Rio Negro | É Fato Notícia

O projeto faz parte do Programa “Brilha Manaus”. O governo do estado pretende beneficiar quem vive do turismo na região

Por: Jacqueline Suriadakis
Governo do Amazonas entrega placas de Energia Solar, as comunidades indígenas do Rio Negro

AMAZONAS – A ação aconteceu na sexta-feira (05), no Parque Rio Negro, bairro São Raimundo, Zona Oeste da capital, contou com a presença de autoridades e lideranças indígenas do Amazonas, além do representante da Câmara Municipal o vereador Márcio Tavares.

Segundo o Governador Wilson Lima, essas placas garantirão aos povos originários a possibilidade de ter energia elétrica em suas comunidades e também possibilitará as comunidades a economia de cerca de 2 mil reais por mês que gastavam com o combustível Diesel.

Receberam os kits de painéis solares as comunidades indígenas Cipiá e Tatuyo, da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Puranga Conquista, localizada a 34 quilômetros da área urbana de Manaus; e Diakuru e Tuyuka, da RDS do Tupé, que fica a, aproximadamente, 25 quilômetros da capital amazonense.


 
Segundo o Governador Wilson Lima
 
“Talvez para alguns isso possa parecer pouco, mas para quem mora em uma comunidade dessa, faz uma diferença muito grande. Para outras comunidades que estão recebendo essas placas de energia solar significa ter pela primeira vez na sua comunidade a energia elétrica. Significa se livrar da lamparina e passar a ter energia elétrica em suas casas”.


Wilson Lima, frisou que o estamos caminhando para uma nova matriz energética, e que está investindo em energia renovável, segundo dados de pesquisas, entre 20 ou 30 anos provavelmente não se terá mais os combustíveis fósseis, diesel, gasolina e derivados do Petróleo.

Preocupado com o aquecimento global o governador deixou claro que: “Há uma necessidade de o mundo fazer essa transação energética. Seja porque esse combustível que é finito, seja porque nós precisamos, sobretudo, preservar o nosso meio ambiente. Diminuir os gases do efeito estufa”.

O governador disse que o Estado do Amazonas começa pelas comunidades.

 
“É isso que sempre tenho falado por onde eu vou. Nas agendas que tenho feito mundo a fora, eu tenho dito, que proteger a Amazônia, proteger os nossos recursos ambientais tem um preço. É muito fácil está mundo a fora fazendo um discurso de preservação da Amazônia, sem nunca ter pisado aqui. Para entender o que nós vivemos é muito fácil fazer um discurso de proteção aos direitos indígenas, mas sem entender”.

Wilson Lima tem a consciência e a preocupação de quem está em Manaus, nessas comunidades, precisa do que é básico. Precisa de água potável, educação para os seus filhos, de atendimento na área de saúde, como também, de internet para diminuir as distâncias, precisa de energia elétrica para poder ter no mínimo de conforto que se tem aqui na capital. Porque sem uma população que tenha como se alimentar ou como sustentar a sua família, com pobreza não conseguimos proteger o meio ambiente.



O governo sabe que o importante nesse processo é proteger o cidadão que mora na Amazônia, entre eles o ribeirinho, o caboclo, o indígena, é proteger quem está nas comunidades mais distantes.

Wilson Lima faz um pequeno desabafo: “O mundo conhece a Amazônia só pela copa das árvores e não conhece realmente suas verdadeiras raízes que são a população que mora nessa região”.

O governador estabeleceu um compromisso que é priorizar o atendimento ao cidadão, com atendimento básico dando dignidade as famílias.

Brilha Amazonas

O lançamento do Brilha Amazonas foi realizado, em fevereiro, em São Sebastião do Uatumã (a 247 quilômetros de Manaus), onde comunidades da RDS do Uatumã foram beneficiadas.

Até o início de maio, o Governo do Estado, por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), já entregou 52 kits de placas de energia solar destinados para empreendimentos em Presidente Figueiredo (36 kits), São Sebastião do Uatumã (2 kits) e Maués (14 kits).


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://efatonoticia.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Seja nosso anunciante? fale conosco pelo Whatsapp